Papa é o "inscrito" n.º 1 na Jornada Mundial da Juventude

O papa Bento XVI é o "inscrito" número 1 entre mais de 370 mil pessoas que confirmaram presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre entre 18 e 21 de Agosto em Madrid.
Publicado a
Atualizado a

Os organizadores esperam receber até um milhão e meio de participantes. A JMJ, que decorre a cada três anos, é um dos maiores eventos mundiais organizados pela Igreja Católica, sendo acompanhado em todo o mundo por centenas de milhões de fiéis que não podem deslocar-se ao país anfitrião. Os organizadores dos encontros de Madrid recusam avançar números concretos mas estimam que possam estar na capital espanhola para acompanhar a JMJ deste ano mais de um milhão de participantes. Números que ainda assim ficarão longe dos recorde: cinco milhões em Manila ou os dois milhões em Roma (2000), o maior dos eventos organizados na Europa.

"É o acontecimento mais internacional e numeroso que a Igreja Católica organiza em todo o mundo. O papa convoca os jovens do planeta, escolhe o local do próximo encontro e o tema da JMJ. Orienta também o modo de o preparar e realizar, e preside à celebração, na presença dos bispos de todo o mundo", explicam os organizadores. "Os objectivos prioritários da JMJ são a evangelização, a comunhão eclesial com o santo padre e a peregrinação na fé", refere ainda. Sob o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (São Paulo, carta aos Colossenses, 2, 7), a JMJ deste ano contará, novamente, com jovens de entre os 15 e os 30 de todo o mundo.

Oficialmente já estão inscritos 370 mil jovens, com as delegações mais significativas a serem de Itália, França, Espanha, Polónia, Alemanha e Estados Unidos. Antecipa-se a participação de cerca de 20 mil voluntários, dos quais quatro mil estrangeiros, e estão acreditados mais de 4.000 órgãos de informação, com transmissões em directo para 30 países, além das de cariz global. O programa arranca, formalmente, na próxima quinta-feira, com os dias das dioceses em toda a Espanha. No dia 16 realiza-se a missa de inauguração da JMJ, presidida pelo cardeal Antonio Maria Rouco Varela, arcebispo de Madrid.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt